sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Roseana aguarda sinal de Arnaldo Melo para eleição “Tampão”

Do blog Gilberto Léda


Depois de mandar uma espécie de recado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), sobre o que espera do seu grupo na Casa numa possível eleição indireta (reveja), a governadora Roseana Sarne (PMDB) está em compasso de espera.
Fontes do blog no Palácio dos Leões reafirmaram, durante todo o dia de ontem (27), que a peemedebista está decidida quanto ao seu futuro político e que aguarda apenas uma aceno de Melo para dar início, ou às tratativas para a eleição de Luis Fernando (PMDB) governador pela via indireta, ou às mudanças de rumo para ficar no Governo até o fim do mandato.
Os mesmo interlocutores afirmam que Roseana não faz questão de ser candidata a senadora e que só pensa nessa possibilidade na hipótese de o atual secretário de Estado de Infraestrutura ser seu substituto.
Não sendo assim, ela concluirá sem problemas sua missão à frente do Executivo e trabalhará para eleger seu sucessor preferido pela via direta, em outubro.

A decisão está nas mãos de Arnaldo Melo…

Réus absolvidos de quadrilha ainda podem pedir revisão de outras penas



O julgamento dos embargos infringentes, recursos que podem reverter condenações, representa o fim do andamento do processo do mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda resta uma última possibilidade para os condenados tentarem reverter as penas impostas pela Corte: a revisão criminal, uma nova ação que poderá ser apresentada individualmente por cada condenado.

Nesta quinta-feira (27), durante o julgamento dos embargos infringentes, o STF decidiu, por maioria de votos, absolver do crime de formação de quadrilha o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do partido José Genoino, dois ex-dirigentes do Banco Rural – Kátia Rabello e José Roberto Salgado –, além de Marcos Valério e seus dois ex-sócios. No dia 13 de marco, serão analisados mais três recursos em relação ao crime de lavagem de dinheiro e, em tese, o processo do mensalão ficaria ser encerrado.

A absolvição no crime de formação de quadrilha não altera as condenações dos réus do mensalão pelos demais crimes. Dirceu, Delúbio e Genoino cumprem pena por corrupção ativa. Os ex-dirigentes do Banco Rural estão presos por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. O núcleo de Valério cumpre pena por corrupção ativa, peculato e lavagem – Ramon e Valério foram punidos também por evasão.

Em relação a esses crimes, para os quais não cabem mais recursos no processo do mensalão, os condenados poderiam entrar com revisão criminal.

A revisão criminal só pode ser apresentada quando não cabe mais nenhum recurso contra a condenação. Segundo Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Direito, esse tipo de processo só pode ser apresentado em quatro circunstâncias: quando há comprovação da existência de documentos falsos no processo; se surgir uma nova prova que possa determinar a absolvição; nas ocasiões em que a punição foi imposta contrariamente à lei; ou na hipótese de, posteriormente, o tribunal mudar de entendimento com relação a uma decisão anterior.

Apesar de reconhecer que qualquer condenado pode entrar com a revisão criminal, Bottino destacou que se trata de uma ação que deve necessariamente seguir os requisitos mínimos.

"Não é uma ação tão comum porque precisa se enquadrar às hipóteses [...] Não adianta dizer que há novas provas, precisa demonstrar, colher depoimentos e mostrar que há testemunhas com versões diferentes", explica o professor.

No momento em que uma ação de revisão criminal é protocolada no Supremo, o processo é distribuído automaticamente pelo sistema de informática do tribunal para algum dos ministros do tribunal relatar. Apenas o presidente da Corte fica de fora do sorteio virtual. Cabe ao magistrado escolhido para ser o relator analisar se a ação preenche os requisitos mínimos previsto em lei.

Revisão de Donadon

Condenado pelo Supremo a mais de 13 anos de prisão em uma ação penal que analisou suspeitas de corrupção em Rondônia, o ex-deputado Natan Donadon protocolou na última terça (25) uma ação de revisão criminal na corte para tentar obter a anulação da condenação.


A ação argumenta que houve ilegalidade no processo, desde a decisão de julgar o parlamentar em 2010, quando ele já havia renunciado ao cargo, até a fixação da pena, mais elevada que a de outros acusados que responderam pelos mesmos fatos na Justiça comum. (Do G1)

Refinaria Premium será usada novamente como trampolim eleitoral



Blog do John Cutrim – O jornal O Estado do Maranhão estampa, na edição desta quinta-feira (27), que em abril será iniciado o processo licitatório para implantação da refinaria do Maranhão.

Usada de forma eleitoreira para a governadora Roseana Sarney se eleger em 2010, a promessa volta à tona agora na medida que se aproxima as eleições de outubro. Não há dúvidas de que a refinaria será usada novamente como grande promessa do candidato a governador da oligarquia. Será anunciada como a redenção do Maranhão, alavancando o desenvolvimento e gerando milhares de empregos, assim como prometerem na eleição passada.

O projeto da refinaria Premium I da Petrobrás, em Bacabeira, foi anunciada durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, e chegou a ter cerimônia de lançamento no Maranhão com a presença de Roseana Sarney, à véspera da eleição de 2010. A refinaria de Bacabeira, junto com a promessa de entrega dos 72 hospitais, foi o mote da promessas da filha do senador José Sarney para se reeleger. Mas, em 2012, a Petrobras, sob gestão de Graça Foster, colocou o projeto na geladeira para revisão.

Lentidão
A inviabilidade da construção da refinaria provocou um grande prejuízo à economia local. Especulação imobiliária, empresas fecharam as portas, trabalhadores ficaram sem emprego.

A debandada foi geral

Empresários e comerciantes instalados na região que ainda acreditavam no ‘Eldorado’ representado pelo megaempreendimento bateram em retirada em março de 2013.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Candidato "Tampão" na indireta é Luis Fernando, diz Roseana a deputados



A governadora Roseana Sarney (PMDB) aproveitou sua última passagem pelo interior do estado inaugurando hospitais para mandar uma espécie de recado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB).
H pelo menos dois parlamentares – um deles ligadíssimo a Melo -, Roseana disse que o preferido dela para ser eleito pela via indireta é o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando (PMDB).  E garantiu que, se não houver consenso na Casa quanto a isso, ela sequer deixa o Governo.
Aliados de Arnaldo dizem que ele já tem fácil 25 votos; entusiastas da eleição de Luis Fernando dizem que essa vantagem é do auxiliar da governadora.

Assistindo a tudo de camarote e correndo por fora está o ex-governador José Reinaldo (PSB). (Blog Gilberto Léda)

Bairro São Cristovão, em Bacabeira, será beneficiado com asfaltamento de vias

Ascom – Prefeitura de Bacabeira



Um convênio celebrado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e a Prefeitura de Bacabeira, irá beneficiar centenas de moradores do São Cristovão, com o asfaltamento de todas as ruas do bairro.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, a parceria para a obra, iniciada oficialmente hoje, é fruto do programa “Pavimentação de Vias Urbanas” idealizado pela governadora Roseana Sarney e que tem sido desenvolvido em todas as cidades maranhenses. “O recurso para essas obras é oriundo de programa financiado pelo BNDES. Não podemos repassar a verba para as prefeituras, mas é claro que a parceria existe nesse caso também, pois estamos em São Luís e a obra está aqui. Por isso precisamos contar com a gestão municipal na condução, acompanhamento e fiscalização devida dos trabalhos ”, afirmou.

A solenidade de anúncio da obra, realizada nesta quarta (26), contou com a presença de dezenas de lideranças políticas da região do Munim, prefeitos de vários municípios vizinhos e a população. Na ocasião, o presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão, Alan Robson, destacou o trabalho que tem sido realizado pela administração municipal para atender as necessidades da população Bacabeirense. “No momento em que o prefeito esteve aqui, nós da comunidade mostramos a ele nossas dificuldades e pedimos melhorias para nosso bairro. Para nossa felicidade, hoje temos água encanada em nossas casas e asfaltamento para todas as ruas”.

Saneamento - O local recebeu recentemente obras da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, com recursos oriundos ainda da administração municipal. Durante os serviços, foram instalados pontos de água em todos os terrenos e realizada a troca de encanamentos das residências e comércios, para definitiva regularização do abastecimento na região. “Nosso trabalho tem sido caminhar por todo o município para ouvir as reivindicações do povo. É dessa forma que vamos trabalhando, sempre fazendo o que é melhor para os moradores de Bacabeira. Hoje o bairro do São Cristovão começa a receber mais um benefício que é o asfaltamento de todas as ruas, o que deverá melhorar consideravelmente a qualidade de vida dessas pessoas. Além daqui, estamos em muitos outros bairros, comunidades e povoados, melhorando nossa infraestrutura com drenagem, asfaltamento, colocação de sarjetas, sinalização e construção de unidades de ensino e de saúde”, declarou o prefeito Alan Linhares.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a construção da primeira unidade de saúde do bairro, onde os moradores serão atendidos por médicos de várias especialidades. A previsão para o início das obras, segundo o gestor, é para o mês de abril próximo.

Igrejas Evangélicas de Bacabeira irão se retirar no Carnaval



As Igrejas Evangélicas da cidade de Bacabeira irão realizar retiro espiritual durante o período do Carnaval, para se afastar das programações carnavalescas.

A Igreja Assembléia de Deus estará passando os quatro dias do período momesco no povoado Santa Cecília, no município de Morros, a 80 km de Bacabeira. O Pr. Hildegard Andrade, presidente da igreja, ao lado dos pastores auxiliares, Wendel Eliezer e Raimundo Alves, estão organizando os últimos detalhes da viagem, que está marcada para o próximo sábado (01).

Já a Primeira Igreja Batista – PIB estará se dirigindo à cidade de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luis, e ficarão hospedados em um sítio localizado na zona rural do município. O Pr. Gilson Moreira disse que a igreja fez um investimento de cerca de 5 mil reais par alugar o estabelecimento, no sentido de garantir a unidade e comunhão dos membros da igreja. Eles também ficarão os 4 dias retirados.


O blog não tem informações sobre o destino de outras denominações, mas reitera que deverão se retirar no período de carnaval. 

Ponte sobre Rio é bloqueada em Itapecuru-Mirim.



O blog acaba de receber a informação dando conta de um bloqueio na ponte sobre o Rio Itapecuru, na cidade de Itapecuru-Mirim.

Segundo informações, os trabalhadores que controlam o tráfego de veículos na obra de reestruturação da ponte, estão há 3 meses sem receber salários, e que por isso, decidiram bloquear a entrada e a saída da cidade.

Nesse exato momento ninguém entra e ninguém sai de Itapecuru-Mirim.


Mais informações a qualquer momento

ROSÁRIO: Sejap promove ação de saúde a detentos na unidade prisional


FOTO/REPRODUÇÃO

Com foco na reintegração social de detentos, a Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) está realizando, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Rosário, desde segunda-feira (24), uma ação de saúde destinada aos detentos. A ação termina nesta sexta-feira (28).
A ação, feita por profissionais do núcleo de saúde e da coordenação de assistência social da Sejap, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, leva aos internos o teste rápido de HIV e vacinação contra Febre Amarela, Tétano, e Hepatite B. Além disso, estão sendo feitos atendimentos odontológicos, através da unidade móvel de atendimento, e consultas médicas. Após consulta médica, os internos já recebem o remédio receitado. Até esta quinta-feira (27), 52 internos já foram beneficiados com a ação até o momento.

Na ocasião estão sendo realizadas palestras sobre os riscos de contrair doenças, sexualmente, transmissíveis e como preveni-las. Preservativos também foram distribuídos. (Imirante.com)

Líder do governo diz que Roseana pode renunciar no fim do mês de março



Em um ano atípico eleitoral, o cenário político maranhense começa a ganhar forma, mesmo diante de tanto mistério acerca da possível saída da governadora Roseana Sarney (PMDB) para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Oficialmente, a chefe do executivo estadual ainda não declarou se deixa mesmo o governo. Mas nos bastidores, os aliados dão quase como certa a sua saída para o mês de abril e não mais para antes do carnaval, como estava sendo especualado.

Porém, o que não é consenso e vem desestabilizando as certezas da base governista na Assembleia Legislativa do Maranhão é a questão quanto ao prazo de desincompatibilização. As consequências diante da escolha de Roseana vão influenciar, por exemplo, as condições de reeleição do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB).

Entre os deputados da base governista, as opiniões versam para a permanência de Roseana Sarney até, pelo menos, o final do mês de março, com o intuito de garantir a execução das obras que ainda estão pendentes de conclusão, como uma forma de aproveitar ao máximo os últimos dias enquanto governadora. Essa, por exemplo, é a opinião do vice-líder do governo, deputado estadual Magno Bacelar (PV), que defende que a governadora não se pronunciou ainda por estar tratando de questões administrativas do estado. “Nesse momento a governadora vem cuidando dessa agenda positiva de seu governo, de obras vitais. Esse mês de março é um mês importantíssimo para ela. É um mês de decisão, decisão política que, claro, ela está analisando da melhor forma possível. No momento ela está preocupada com essas conclusões de obras”, ressaltou Magno Bacelar.

Questionado a respeito se o anúncio se daria ainda no mês de março, Magno Bacelar diz não acreditar que a decisão seja verbalizada em meados do começo do começo do próximo mês. “Com certeza o anúncio não será feito no começo de março, nós tivemos reunidos com ela, recentemente há uns 10 dias, e esse assunto não foi tocado.

Este é um assunto que compete a nossa governadora sobre o momento oportuno de agir. É claro que ela tem esse espaço durante todo o mês de março, um mês que ainda tem muita coisa para acontecer”, afirmou Bacelar.

O deputado arriscou um palpite sobre a data a qual todos saberão da decisão de Roseana Sarney, que deverá acontecer perto do prazo final de desincompatibilização. “Essa decisão política eu imagino que ficará lá pelo final de março, que é exatamente o período de desincompatibilização para qualquer pré-candidato que deseja concorrer a um cargo”, finalizou Magno.

Desdobramentos
Três situações são previsíveis para a eleição de 2014. Se a governadora decidir sair, dá-se a eleição indireta, com o presidente da Assembleia assumindo interinamente por 30 dias, prazo o qual é convocado o pleito indireto, diante de duas possibilidades: uma, de ele permanecer no cargo e assim se tornar inelegível para concorrer à vaga de deputado - porém perfeitamente alistável para se candidatar a governador - e a segunda possibilidade de assumir somente pelos 30 dias, com a escolha de outro representante para terminar o mandato chamado “tampão”. Na segunda hipótese, dependendo da data que a governadora abrir vacância do cargo, Arnaldo Melo ficará sem mandato eletivo de deputado para a próxima legislatura.

Mas ao que tudo indica, a governadora deverá permanecer até o último prazo no cargo, dessa forma tornando Arnaldo Melo inelegível para concorrer novamente a deputado estadual, porém com a possibilidade de ele permanecer até os últimos dias do ano como governador do estado.


Lembrando que diante das indefinições, muita coisa ainda pode acontecer, inclusive a permanência de Roseana Sarney até o final do mandato, encerrando a sua carreira política, pelo menos nos próximos anos, conforme também já anunciado por ela mesma em outras oportunidades. (O Imparcial)

Mais um detento é encontrado morto em São Luis



O detento João Francisco Diniz Pereira foi encontrado enforcado na tarde desta quarta-feira (26), na cela 4 do pavilhão externo da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil. Com o registro, sobre para cinco o número de mortes no sistema prisional maranhense. Das mortes anteriores, três aconteceram em instalações do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís e uma no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciaria (Sejap), a vítima estava em uma cela com seis outros presos, mas até o momento não foi identificado quem ou quais seriam os autores do crime.

Em nota encaminha à imprensa a Sejap informou que João Francisco Diniz havia sido transferido do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e que a Delegacia de Homicídios que está investigando a morte do detento.

Leia a íntegra da nota

A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciaria (Sejap) informa que a Delegacia de Homicídios está investigando a morte do detento João Francisco Diniz Pereira, encontrado enforcado na tarde desta quarta-feira (26), na cela 4 do pavilhão externo da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil.
Ao tomar conhecimento da morte do interno, a direção do presídio acionou os peritos do Instituto Médico Legal (IML). No local, ele estava acompanhado de outros seis presos.


Do G1MA

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bandidos acabam de assaltar Correios da cidade de Cantanhede



Três bandidos armados acabaram de assaltar a agência dos Correios no município de Cantanhede. O assalto aconteceu às 11:45h da manhã desta quarta-feira (26).

Segundo informações, os bandidos utilizaram duas motos modelo Broz, de cor preta, e levaram uma quantia ainda não divulgada pela polícia.

O policial militar Geovan Cantanhede, que entrou em contato com o blog, nos disse que a polícia está realizando buscas pela captura dos assaltantes, que teriam fugido rumo à cidade de Matões do Norte.


Mais informações a qualquer momento

Arnaldo Melo já tem maioria para vencer eleição indireta na Assembleia

Blog John Cutrim


O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, surpreendeu o Palácio dos Leões e sem alarde já conseguiu maioria para vencer a eleição indireta para o governo do Estado, caso Roseana Sarney renuncie ao mandato até o dia 5 de abril.
Ciente do cenário adverso, Roseana recuou e já manda sinais de que permanecerá no governo o prazo limite para desincompatibilização. Com isso, imagina a governadora, intimida as articulações de Arnaldo Melo e seus apoiadores.
A tática de Roseana Sarney é emparedar Arnaldo Melo com a ameaça de inelegibilidade. A esta altura isso tem pouca importância para o presidente da Assembleia, que já arregimentou 22 votos suficientes para garantir a vitória.
Ele conta com sete votos no bloco de oposição constituída por PCdoB, PSB e PPS, além dos quatro votos do bloco formado por PSDB e PDT.
Os demais votos necessários para a eleição do presidente da Assembleia são de deputados que compõem os blocos União Democrática e do Bloco Democrático, formado por deputados governistas, leais ao presidente Melo.
Os deputados estão decididos e já avisaram Arnaldo Melo que não cederão a qualquer tipo de pressão ou chantagem do Palácio dos Leões.
Sobre o apoio da oposição, Arnaldo Melo afirmou: “Estou no meu sexto mandato, sempre mantive uma excelente relação com a oposição, homens como Marcelo Tavares e Rubens Júnior, inclusive já trabalhei com o pai desse excelente deputado, não tenho receio em elogiar os companheiros de parlamento e nem mesmo posso acreditar, que isso venha me atrapalhar”.

Como se vê a destrambelhada ‘operação desespero’ para impor Luis Fernando como governador biônico está indo ladeira abaixo.

Começam os preparativos para o Carnaval de Bacabeira

Ascom – Prefeitura de Bacabeira


O município de Bacabeira está na reta final dos preparativos para o tradicional e um dos mais concorridos carnavais da região do Munim. Nos últimos dias o prefeito Alan Linhares vistoriou as obras de recuperação, pavimentação asfáltica e de concreto que estão sendo realizadas na praça central da sede, onde serão realizados os eventos culturais.

Por conta dos serviços de duplicação da BR 135 na área, a administração municipal decidiu realizar o trabalho de recuperação do logradouro público, além da poda das árvores, para que a praça possa receber os brincantes com total segurança. “O carnaval de Bacabeira irá resgatar as tradicionais brincadeiras de rua, em um ambiente familiar onde todos poderão se divertir com segurança, sejam crianças, jovens e até mesmo a terceira idade, que sempre participa dos eventos. Por esse motivo, a prefeitura está fazendo essas intervenções na praça, para que o local esteja preparado para receber os foliões” , declarou o prefeito Alan Linhares.


Programação - O carnaval 2013 promovido pela Prefeitura de Bacabeira terá início no sábado, 28, com a apresentação do “Grupo da Terra” e das bandas “Bora Bora” e Nairê. No domingo sobem ao palco as bandas “Delírius”, Gargamel e os baianos do “Leva Nóis”. A segunda-feira de carnaval será animada pelas atrações “Balanço Sensual”, “Alta tensão” e “Oz Bambas”. A terça-feira ficou reservada para os brincantes mirins, que vão se divertir logo cedo com “Tiririca Cover”. Em seguida, o “Swingue de Gueto” vai agitar os foliões na praça central, com a banda baiana “Chiclone” fechando a programação.

Moradores do Habitar Brasil, em Rosário, estão há 15 dias sem água



Moradores do Bairro Habitar Brasil, na cidade de Rosário, reclamaram ao blog dizendo que estão há 15 dias sem cair uma gota de água nas torneiras de suas casas.

Segundo o denunciante, o problema seria na bomba d’água que queimou, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE ainda não tomou nenhuma providência para resolver os transtornos de falta de água no bairro.

Consta na reclamação a informação sobre a injustiça praticada no ato da cobrança mensal de água, onde a população não usufrui regularmente do benefício (o que seria mais do que justo), mas se não pagarem as contas, sua ligação é cartada e seus nomes inclusos nos serviços de proteção ao crédito.


Essa não é a primeira denúncia sobre a falta de água em Rosário. O blog já fez, em outras postagens, denúncias relativas ao SAAE pelo péssimo serviço prestado à população rosariense. A câmara de vereadores da cidade já até realizou audiências pública para tentar resolver, junto ao órgão, os problemas relacionados à falta de água e inclusões de pessoas no SERASA, mas o problema ainda persiste.

Prefeitura de Bacabeira antecipa pagamento de servidores

Ascom – Prefeitura de Bacabeira



O prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, anunciou hoje o pagamento antecipado do mês de fevereiro aos servidores da administração municipal, que deverá ser disponibilizado já nesta quinta-feira (27).


O pagamento em dia reforça o compromisso da gestão municipal de pagar os salários dos funcionários ainda dentro do mês. “Desde o início desta gestão, temos buscado cumprir com esta que é uma importante meta de valorização do nosso servidor, que, diariamente, tem dado a sua parcela de contribuição para o desenvolvimento de nosso município”, afirmou Alan Linhares.

IMAGEM DO DIA: Hilton Gonçalo no jogo 2014



ROSÁRIO: Vereador governista manda recado pra Irlahi



O vereador Nazareno Barros (PTdoB) mandou um recado à gestora maior do município de Rosário, a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) durante a sessão da última segunda-feira (24).

O vereador Nazareno expôs sua indignação a cerca de algumas pessoas que compõe o governo municipal. Segundo Nazareno, o secretário de Infraestrutura do município, é uma pessoa muito difícil de acesso, não atende ideias, só tem feito besteira e tem brincado com dinheiro público. Nazareno citou um exemplo de uma obra mal feita da travessa da Balaiada, no centro da cidade, que segundo ele, teria antes alertado o secretário sobre a má condução da obra, mas ele não deu-lhe ouvidos.

Acidente com o vereador
Outro descontentamento do parlamentar foi um acidente envolvendo seu veículo e um ônibus de transporte escolar alugado pela prefeitura. Segundo Nazareno, ao parar no sinal, o ônibus fechou seu veículo. Depois do acidente, o dono do ônibus, senhor Luciano, chegou ao local mandando o motorista retirar o ônibus do local do acidente, sem a autorização dos agentes de Trânsito, algo que revoltou o parlamentar.

O acidente em questão aconteceu na travessa da ponte, no cruzamento com a Rua Heráclito Nina.

Nazareno disse ainda que Luciano, o suposto dono do ônibus, detém um cargo de confiança na prefeitura e ainda possui ônibus alugado para transportar alunos da rede municipal de ensino. Em discurso na tribuna, ele indagou os vereadores sobre a legalidade de uma pessoa ter cargo de comissão e ao mesmo tempo alugar veículos ao mesmo órgão.


Revoltado com os recentes acontecimentos de desrespeito, ao final de seu discurso Nazareno disse que muitas pessoas estão atrapalhando o bom andamento do governo Irlahi, reiterando que nem ao menos tem direito de indicar alguém de sua confiança para trabalhar na prefeitura. “Esta é a minha revolta e minha indignação. Sou da base de sustentação ao governo Irlahi, mas não concordo com esse tipo de coisa. Essas coisas têm acontecido diariamente nessa gestão. A prefeita precisa mudar algumas coisas em seu governo. Se não mudar, não vai mais contar com meu apoio aqui nesta casa”. Disparou.

Idosa de 84 anos é estuprada pelo vizinho em povoado de Caxias



Uma idosa de 84 anos foi vítima de estupro e espancamento, nessa terça-feira (25),  no povoado Baixão, no município de Caixas. O suspeito, que era vizinho da vítima, foi preso em flagrante e autuado por estupro.

Domingos Albuquerque do Nascimento, de 33 anos, foi transferido para Centro de Custódia de Presos de Justiça. Ele mudou recentemente para o povoado e já responde na Justiça por roubo em Brasília.

Depois de socorrida por uma vizinha, a idosa foi levada para o Hospital Geral de Caxias. Ela foi medicada e se recupera no hospital. (Do G1MA)


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Bacabeira capacita rede municipal de ensino

Ascom – Prefeitura de Bacabeira


Qualificar o professor e estimular o aluno a estudar e entender melhor o conteúdo, aumentando o nível de observação e discussão dos docentes e do corpo estudantil. Este é o principal intuito da Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a realização do projeto “Educando para Incluir”, realizado em parceria com a Petrobras e a Fundação Trompowsky. Na última semana, todos os professores da rede pública municipal de Bacabeira receberam o certificado de conclusão do curso que os qualificou como membros habilitados para ensinar no Programa de Alfabetização e Letramento.

A iniciativa de trazer para o município a qualificação, tanto para os professores, quanto proporcionar um reforço no aprendizado de qualidade para os alunos, surgiu com o propósito da atual administração de aumentar os índices educacionais no município. “Todo gestor tem que estar atento principalmente com a saúde e a educação do seu município. Por isso nós temos nos empenhado ao máximo para incluir programas e projetos de melhoria para a nossa população. È fundamental criarmos uma sociedade com um alto nível de consciência crítica, com um forte poder de discussão, onde possam descrever os seus pensamentos. Uma sociedade democrática só existe através dos estudos”, disse Alan Linhares.

Exatos 210 professores da rede de ensino municipal foram capacitados por meio de técnicas para identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e de como superá-las. O projeto prevê, ainda, beneficiar aproximadamente 2 mil alunos da rede de ensino público, entre 04 e 59 anos, onde abrangerá desde os alunos do ensino regular até aos que participam do programa de Educação de Jovens e Adultas (EJA). Todos os alunos passarão por testes de diagnóstico psicopedagógico.


A iniciativa tem por objetivo levantar a situação atual de aprendizado dos alunos de Bacabeira. Com isso, será possível formar turmas de reforço, paralelas a turma tradicional, por tipo de habilidades não desenvolvidas por esses alunos. Para a implantação do projeto, foram instaladas facilidades de telecomunicações e acesso à rede Internet para escolas municipais, viabilizando a inclusão digital dos alunos e professores. “È uma iniciativa positiva da gestão municipal, pois existe a qualificação dos corpos docente e estudantil, vinculando a atualização dos profissionais da educação e a aprendizagem dos alunos. Com atitudes como essas, nós teremos um nível melhor de aprendizado no município”, comentou a secretária municipal de Educação, Deiviane Torres.

Luis Fernando anuncia pavimentação de 4 km de vias de Santa Rita

Blog Jorge Aragão


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou, na tarde desta segunda-feira (24), no município de Santa Rita, a 70 km de São Luís, Ordem de Serviço para pavimentação de 4 km de vias urbanas, entre asfaltamento e calçamento. Acompanhado do prefeito Tim Ribeiro e de vereadores, Luis Fernando apresentou à população os detalhes da obra que já foi iniciada.
Segundo Luis Fernando, o Maranhão passa por um momento de crescimento econômico e de geração de empregos e Santa Rita tem que acompanhar esse processo. “A obra tem uma importância vital para cidade, e estamos aqui para começar o trabalho. O nosso sonho é que o município fique livre da poeira, no verão, e da lama, no inverno. E com a rua pavimentada tudo melhora como a saúde, a educação; o patrimônio das pessoas fica valorizado”.
O secretário disse que a obra vai ser executada diretamente pelo Governo do Estado e a população deve fiscalizar o trabalho. “Do bairro 5 Estrelas estamos vendo Santa Rita uma cidade cada vez melhor e sendo assim, a qualidade de vida das pessoas também melhora”.
Com investimentos da ordem de R$ 1.301.602,99, a obra contemplar as Ruas Euclides da Cunha, Manoel da Serra, Machado de Assis, Projetada, São Bernardo, Centrinho e Nossa Senhora da Conceição, além da Travessa do Sol e da Avenida São Luís, totalizando 4 km de pavimentação, entre asfaltamento e calçamento de ruas e avenidas.

Para o prefeito Tim Ribeiro parceria do Governo do Estado com o município é uma vitória da população. “Já temos convênios para as estradas vicinais, calçamento de outras ruas e agora são mais 4 km, beneficiando os moradores da cidade”

PF procura envolvidos no golpe da Mega Sena no Maranhão

Do portal TV Guará


A Polícia Federal procura três envolvidos no desvio de R$ 73 milhões da Caixa Econômica Federal, no maior golpe registrado na história do banco público. Dez mandados de busca e apreensão em Goiás, no Maranhão e Tocantins foram cumpridos nas últimas horas. Permanecem presos o gerente-geral da agência da Caixa em Tocantinópolis (TO), Robson Pereira do Nascimento, e o suplente de deputado Federal, Ernesto Vieira Carvalho Neto.
Para o delegado federal Omar Pepow, entretanto, é improvável que novas prisões aconteçam em breve. “Nós estamos procurando os outros envolvidos. Nos próximos dias, os advogados devem entrar com os pedidos de revogação dos mandados de prisão. Eles devem ficar escondidos enquanto os advogados trabalham”, afirmou Pepow.
O delegado disse à Agência Brasil não acreditar que os procurados tenham fugido do país, porque muitos não receberam dinheiro suficiente para isso. Segundo Pepow, no primeiro momento, as investigações se concentraram na identificação das contas que receberam valores mais altos. Agora, um levantamento das contas que receberam valores menores começará a ser feito em conjunto com a Caixa.
“Essas pessoas vão ser chamadas a explicar de onde veio o dinheiro. Por que entrou o dinheiro na conta dele? Se entrar 750 mil na sua conta, você tem que saber dizer da onde veio esse dinheiro”, disse o delegado.
No início das investigações, um homem que tinha recebido R$ 5 milhões chegou a ser preso, mas conseguiu a liberdade provisória depois de apresentar indícios de que o dinheiro pode não estar relacionado com a fraude. O delegado optou por preservar a identidade dele diante da possibilidade maior de inocência.

Segundo a PF, a quadrilha usou documentos falsos para abrir uma conta-corrente em uma agência da Caixa de Tocantinópolis (TO). Pouco tempo depois, cerca de R$ 73 milhões foram depositados na conta. Desviado do banco estatal, o dinheiro foi depositado como sendo o pagamento de um prêmio da Mega Sena que nunca existiu. Por fim, o montante foi transferido para várias contas. Em nota, a PF informou ter recuperado aproximadamente 70% do total desviado.

Cachorro tenta ressuscitar amigo atropelado e causa comoção na web



A cena é impressionante e causou comoção entre internautas de todo o mundo. Um vídeo divulgado na semana passada mostra um cachorro desesperado tentando salvar um amigo atropelado. Às margens de uma movimentada avenida, o animal usa a pata para reanimar a vítima. O cão percebe que o amigo continua sem reação e começa a latir. O vídeo começou a circular na semana passada. Não há informações sobre o local do acidente, mas a comoção foi compartilhada por internautas de vários países.

Várias versões foram postadas no Youtube. 


Confira o Vídeo:


ROSÁRIO: Pedrosa Necó poderá assumir secretaria e abrir vaga na câmara



O vereador Pedrosa Necó (PSB) líder do governo Irlahi na Câmara está próximo de assumir a secretaria de Meio Ambiente do município de Rosário, segundo relatou o próprio parlamentar na tribuna da casa.

Necó disse que recebeu o convite da prefeita Irlahi Linhares (PMDB), para assumir a pasta no município que está há algum tempo sem titular.

O blog perguntou ao parlamentar sobre a probabilidade dele assumir a secretaria, e ele nos disse que existe de fato um convite, mas, que ainda precisa sentar com a prefeita para ver a possibilidade.

Se Pedrosa Necó deixar a câmara para assumir a secretaria de Meio Ambiente, automaticamente abre uma vaga no parlamento rosariense, e quem assume o posto é o 1° suplente da coligação (PSB, PSD, PRP), Professor Júnior (PRP).

Professor Júnior
Professor Júnior obteve 397 votos na eleição de 2012, perdendo por diferença de apenas 4 votos para o próprio Pedrosa Necó.

A Secretaria de Meio Ambiente é uma pasta extraordinária, ou seja, não possui orçamento próprio. Melhor dizendo, não dispõe de recursos para realizar um trabalho necessário. Isso pode ser a grande dificuldade para o consenso. Necó disse que só aceita o desafio se tiver condições de trabalhar, caso não tenha, permanecerá na câmara.

Os encaminhamentos para esse processo só deverá ser definido na semana após o carnaval, onde Necó e Irlahi deverão sentar e definir detalhes e, se possível, chegar num acordo ou não.


Durante toda a sessão de ontem (24), Necó recebeu o apoio dos vereadores de governo e até da oposição, caso aceite o convite da chefa do executivo para o novo desafio.