quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Que venha a municipal...




Depois dos desempenhos na eleição ocorrida no último domingo (05), é hora de focar nas eleições de 2016 em todos os municípios do Brasil. O termômetro já foi medido, como dizem por aí, e as prováveis opções para o cargo de prefeito de Bacabeira já começam a aparecer.

Está longe, é claro. Mas nas rodas de conversas só tem um assunto: Eleições 2016.

No momento atual é possível identificar pelo menos 5 prováveis frentes, cada uma com seus projetos individuais.

O atual grupo que governa o município de Bacabeira desde que foi emancipado em 1994, e teve seu primeiro prefeito em 1997, o município nunca foi governado pela oposição. Depois de Reinaldo Calvet passar dois mandatos à frente da cidade, veio Venancinho por oito anos e agora Alan Linhares em seu primeiro mandato como prefeito. Todos partiram do mesmo grupo político.

Com a eleição de 2012, que foi surpresa para muitos, o nome do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo e de sua esposa, Fernanda Gonçalo, ex-candidata a prefeita de Bacabeira em 2012, que surpreendeu ficando em 2º lugar no pleito, figura como a esquerda forte para disputar com atual grupo político comandado por Alan Linhares.

Com a votação de mais de 3 mil votos, mil a mais do que o 3º colocado Reinaldo Calvet, os Gonçalos se viabilizaram como a opção de toda a oposição do município para o pleito de 2016, agregando, inclusive, o apoio do ex-vice-prefeito Ducarmo e sua esposa, vereadora Dineide Ramos, do empresário Resende Bastos e de outras lideranças.

Outro que externa a intenção de disputar a cadeira do executivo municipal é Gilvan Luna. Ele deu pouco mais de 300 votos para seu deputado estadual, Othelino Neto, na eleição deste ano. Gilvan ainda não teve o nome colocado em apreciação em pesquisas, mas diz, nos quatro cantos da cidade, que disputará o pleito, sendo uma opção contra os dois grupos.

O ex-vereador e atual administrador do blog também anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Bacabeira em 2016. Jefferson Calvet, ao lado do ex-candidato a vereador, Eraldo, conseguiu uma boa votação para o candidato a deputado estadual, Calvet Filho, sem ao menos ter recursos financeiros para tal. Foram 514 votos, ficando em 4º lugar no município de Bacabeira, perdendo apenas para os candidatos do prefeito, da colônia e do sindicato de pescadores.

Vereador de apenas um mandato, Jefferson teve atuação implacável e reconhecida pelo Instituto Tira Dentes de Pernambuco como um dos mais atuantes do município. Embora ainda seja aliado de Hilton Gonçalo, Jefferson quer disputar a eleição como candidato a prefeito.

Bira Torres também deve lançar-se candidato a prefeito, embora o blog ainda não tenha a confirmação de sua pré-candidatura.

Bira foi vereador de Rosário e já tentou por várias vezes ser prefeito de Bacabeira. Na última tentativa, em 2012, ele foi vice na chapa de Reinaldo Calvet, onde acabaram a eleição rivais novamente por causa de problemas na hora de mudar o registro do candidato no TRE.

Reinaldo Calvet tinha registro de candidatura indeferido e concorreu, na época, graças a uma liminar. Bira tinha esperanças de ser indicado como cabeça de chapa, mas foi surpreendido com outro nome.

O prazo para se filiar a uma agremiação partidária vai até o início de outubro do ano que vem, pra quem desejar se candidatar em 2016, seja a prefeito, vice-prefeito ou vereador.

Informações e vídeos ao Blog Bacabeira em Foco podem ser enviados por email: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

3 comentários:

  1. rapaz sou aqui de sao luis e votei nele e varias outras pessoas, gracas a Reginaldo Calvet que pediu voto para ele, e em Bacabeira também,
    agora o mérito é so desse ai kkkk fala serio

    ResponderExcluir
  2. Pq tu não postou meu comentário ficou com medo?

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe