quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ato público marcou a manhã desta 4ª feira em Rosário



Um ato público organizado em cima da hora pelo ex-funcionário público, Reinaldo Cantanhede Lima, movimentou a manhã desta quarta-feira (21), no município de Rosário.

Descontentes com a situação caótica em que vive o município, principalmente na área da saúde, um grupo de pessoas foram para frente da prefeitura protestar contra o descaso no sistema de saúde do município.

Rosário que virou matéria em jornais e blogs de rede estadual e nacional por causa da situação com a saúde, também vive momentos de protestos constantes por parte da população que já não aguenta mais sofrer com tanto descaso.

Apesar de ter sido apenas um ato público não divulgado em meios de comunicação, ainda nota-se que apesar dos problemas, a população tem receio de se manifestar e cobrar seus direitos. Segundo nos foi informado, pouco mais de 20 pessoas estiveram no ato público, e apenas cinco foram recebidos pela prefeita Irlahi Linhares (PMDB) em seu gabinete.

Várias propostas de melhorias para a saúde foram apresentadas à prefeita, porém, o pedido de tempo voltou a ser pauta. Irlahi se comprometeu a se esforçar para cumprir os acordos com os manifestantes e, tornar possível a realização das propostas da comunidade.

Entre as conversas, foi exposta pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kátia Oliveira, a situação do centro de saúde Roseana Sarney, que pertence à família Botentut e não funciona. Mas, está cadastrado como estabelecimento que atende pelo SUS e, na verdade, não funciona de forma alguma, porém, recebe recursos.

Kátia perguntou ainda se a Clinica de propriedade da prefeita atendia pelo SUS, e Irlahi respondeu que estava atendendo apenas exames laboratoriais e internações hospitalares. Em média 80 por mês. Segundo Kátia, a prefeita sempre justifica os problemas de saúde por conta da inoperância do estado e do governo federal.


Ao final da reunião, a presidente do conselho de saúde lembrou que continuará cobrando melhorias e, pretende colocar os programas de saúde custeados pela união para funcionar, uma vez que, esses recursos estão vindo regularmente para esse fim.

11 comentários:

  1. Em menos de oito meses esta prefeita foi afastada mas de dez manifestaçao sera q esta prefeita e boa a pior prefeita dos utimo quarena anos aki em rosario

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Prezado Jefferson Calvet, eu recebi mais de dois mil reais de donativos para realizar dois protestos. Eu paguei para o Jorginho cinco horas de Carro com som, e divulguei no meu espaço. Eu divulguei a minha proposta no meu blog e no Facebook o Blog recebeu 246 visitas foi sim divulgado. Eu compus música e mandei gravar. Até as pessoas que participaram do protesto em São Luis não compareceram. O pior de tudo é que Kátia no gabinete a hora que a prefeita prometeu solucionar o espaço físico que foi eu quem solicitei não foi ela. Kátia em ação bajulatório, disse para a prefeita " eu não estou aqui para impor nome de secretário" Eu reagi e disse a proposta é minha é do cidadão quem sugeriu o nome de Douglas Sena para Secretário foi eu, e o fiz legitimado pela própria prefeita quando foi a minha residência e disse " meu amigo eu vou ser bem curta e grossa eu vim pedi a sua ajuda Bom Parto vai deixar o cargo de Condenadora de ações básicas e eu vim lhe oferecer" É claro que ela havia me oferecido antes de tomar posse e eu não aceitei eu não estou a procura de cargo. Porque foi eu quem indiquei o nome da Kátia para compor a comissão e ela aproveitou para me apunhalar, não fosse proposital ficaria calada! Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não lhe conheço pessoalmente, acho o senhor muito inteligente, agora use essa inteligência, não fique brigando na net com katia isso tira a minha admiração pelo sua inteligência, se teve erro ou não isso é coisa pra tratar pessoalmente, e não na rede social, porque o objetivo dos dois é cobrar melhorias para a saúde, e esse desentendimento não vai levar para um consenso, quem deve ta sorrindo é a prefeita, deve ta dizendo esses dois estão perdidos, não sabem nem o q querem

      Excluir
    2. mais uma vez essa prefeita prova q está muito despreparada, ela tentou te comprar com um emprego, toda vez q ela se sente ameaçada ela tenta comprar, é por isso q os cabo eleitoral dela fica com ciúme, ela só quer comprar oposição, fica esperto, se vc aceitar vai ficar sem credibilidade com a população

      Excluir
  3. triste com esse povo, que não vão para a manifestação, temos q ír só assim a prefeita vai fazer alguma coisa pelo povo de Rosário, quem foi para a manifestação está de parabéns, muito bem Katia, tem q cobrar afinal é nosso dinheiro q está em jogo, e q jogo

    ResponderExcluir
  4. meu Deus q tristeza essa briga entre dois manifestante, meu povo isso não pega bem para a manifestação, quem deve ta gostando é a prefeita q vcs não estão se entendendo, para com isso Sr Reinaldo; O Senhor já ouviu falar q prato sujo se lava em casa, vc está de parabéns com sua atitude de reivindicar melhorias para a saúde, agora eu não concordo com pessoas q não é da área de saúde assumir a pasta, isso não dar certo.

    ResponderExcluir
  5. Jefferson fala das inaugurações das escolas de Rosário tbm já que teu blog é daqui ou será que é só pra falar mal?

    ResponderExcluir
  6. Esta prefeita nao pode pinta uma parede q vai inalgura so bestera

    ResponderExcluir

  7. que inauguração? quer dizer q pintar uma escola que custou aos cofre publico 90 mil, tem q fazer festa, meu amigo vc ta sendo roubado e ta batendo palma

    ResponderExcluir
  8. rapaz esse comentario ai das escolas é da turma do oba oba, simião noticias, rosario em fofoca, rosario e agora? ou alguem defedendo o emprego. diz pra eles falarem do veto ao plsobre o lixão. essas "obras" é só pra fazer caixa pra eleição de pedinho.

    ResponderExcluir
  9. Impor a troca de secretário de saúde não resolve nada se não tiver hospital equipado...Douglas sena enricou como secretario de saúde, rosario inteiro sabe disso...e todo mundo sabe q ele financia as ações de reinaldo...se douglas fosse bom secretario tinha eleito ivaldo na reeleição...acorda reinaldo tu quer continuar enricando douglas e tu ficar na miseria...e essa kátia qd vai trabalhar msm...ninguém ve ela na região q é agente.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe