sexta-feira, 19 de abril de 2013

ROSÁRIO: PEC 37 receberá monção de repúdio da Câmara.



O plenário da Câmara Federal, em Brasília deve votar muito em breve a Proposta de Emenda Constitucional n° 37, (a famosa PEC 37) de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB/MA). O Projeto conhecido como PEC da impunidade, pretende tirar o poder de investigação criminal do Ministério Público Estadual e Federal, modificando a Constituição brasileira. Na prática, se aprovado a emenda praticamente inviabilizará investigações contra o crime organizado, desvio de verbas públicas, corrupção, abusos cometidos por agentes do estado e violação de direitos humanos.

Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelos MPs, que atua em defesa da cidadania de forma independente. A PEC 37 atenta contra o regime democrático de direito e pode impedir também, que outros órgãos realizem investigações, como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), TCU, CPIs, entre outras.


Diante de tantos protestos em rede nacional contra a aprovação da PEC, os vereadores Sandro Marinho (PSD) e Francimar Oliveira – Preto (PP) usaram a tribuna da Câmara municipal de Rosário, para tecer críticas ao projeto do deputado maranhense, Lourival Mendes. O vereador Sandro disse que essa Lei, PEC 37 é uma afronta à sociedade, classificando-a de “Lei da imoralidade”. Já o vereador Francimar Oliveira, ressaltou a importância da atuação do Ministério Público para a população brasileira, tanto na área criminal, quanto nas demais áreas fiscalizadoras que os MPs atuam.

Durante a sessão, os vereadores sugeriram à mesa diretora da casa que a câmara de Rosário acompanhe o restante do Brasil na luta pela desaprovação da PEC 37, justificando que o Ministério Público em Rosário tem atuação respeitável.

Ao final de seu discurso, Sandro Marinho propôs uma Monção de repúdio contra a PEC 37 de autoria do deputado maranhense, Lourival Mendes. A ideia agradou ao plenário e mesma deverá ser votada já na sessão da próxima segunda-feira (22).


2 comentários:

  1. Arquivada na Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 37-A, de 2011, do Sr. Lourival Mendes, que "acrescenta o § 10 ao Art. 144 da Constituição Federal para definir a competência para a investigação criminal pelas polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal" (PEC03711)


    ta vendo ai ex vereador, serão investigados casos de #CORRUPÇÃO com mas agilidade

    tú sabe u q é #CORRUPÇÂO né aliais tu deixou de apoiar teu tio CALVET daqui de bacabeira e se vendeu pra apoiar o adversario dele né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que é corrupção, mas nunca participei e nem vou participar de uma, se é o que vc quer saber. E falando de Eleições 2012, eu não me vendi como vc afirma. aliás nem sequer divulgou o nome.
      Calvet estava enquadrado na lei da ficha limpa, mesmo assim, insistiu em ser candidato sabendo que não poderia, mesmo contra a vontade do presidente regional e municipal do PSC, no caso Dep. Costa Ferreira e eu.
      Fiz a coisa certa, e com aval do meu presidente.
      Hoje não estou mais vereador, mas quem deixou de votar em mim por causa disso, hoje sente minha falta.
      SEI O QUE É CORRUPÇÃO, POR QUE COMBATO CONTRA ELA DIUTURNAMENTE. Grande abraço, e coloque seu nome da próxima vez.

      Excluir

Acesse, comente, compartilhe